ENTENDER O MUNDO/ARTIGOS TEMÁTICOS
SBT
 
Conheça
 
    ARTIGO      
 SISTEMA BRASILEIRO DE TELEVISÃO (SBT) Imprimir Enviar Guardar
 
Empresa de comunicação brasileira fundada em 1975 pelo empresário Sílvio Santos. Inicialmente criada com o nome de TV Studios (TVS), canal 11 do Rio de Janeiro, entrou no ar em 14 de maio de 1976, com uma programação que consistia em: transmissão do programa Sílvio Santos (também transmitido pela TV Tupi do Rio de Janeiro); shows produzidos nos estúdios da Vila Guilherme, em São Paulo; matérias jornalísticas; e desenhos. A TVS também reeditou programas antigos, tais como: Show sem limite, Alegria 81, Moacir Franco show, O homem do sapato branco, Programa Raul Gil, Almoço com as estrelas.


Gravação de programa de tv. Foto: Visual Hunt.

A TV Tupi, em maio de 1980, foi obrigada a sair do ar por causa de uma greve de funcionários. Na época, ela possuía um grupo de 13 emissoras afiliadas que passaram a transmitir o programa Sílvio Santos mediante um contrato específico com a TVS Rio, mas cujos principais escritórios e estúdios ficavam em São Paulo. Surgiu então a primeira afiliação de emissoras que passaram a formar o sistema. Nesse mesmo ano, com a continuação da crise, o presidente João Batista Figueiredo cassou a concessão da TV Tupi, junto com a de outros canais, formando duas redes, uma com cinco e outra com quatro canais, e as colocou em licitação pública.

A partir da falência da Rede Tupi, o Grupo Silvio Santos agregou mais quatro canais em três estados brasileiros à TVS, canal 4 de São Paulo: Tupi de São Paulo, Marajoara de Belém, Piratini de Porto Alegre e Continental do Rio de Janeiro. Em 19 de agosto de 1981 foi dado início ao Sistema Brasileiro de Televisão, que transmitiu, ao vivo, a própria solenidade, fato até então inédito na história da televisão brasileira. No decorrer da década de 1980 consolidou-se como a segunda maior emissora de televisão do Brasil e passou a funcionar com um conjunto de emissoras espalhadas pelo território nacional.

Em 1995, é iniciada a construção de um complexo produtivo na rodovia Anhanguera, próximo ao pico do Jaraguá, em São Paulo. O Projeto Anhanguera tinha como objetivo ser a nova sede do canal, concentrando todas as atividades da rede. Foi construído também o Centro de Televisão (CDT), a Cidade de Televisão. O complexo foi construído com recursos próprios de Silvio Santos, da ordem de US$ 120 milhões. Inaugurado no dia 19 de agosto de 1996, o Complexo Anhanguera foi considerado pelo grupo Silvio Santos seu maior empreendimento. Instalado numa área de 213 mil metros quadrados, o SBT reuniu ali todas as suas unidades e atividades.


PARA SABER MAIS