ENTENDER O MUNDO/ATUALIDADES
eSports, o esporte eletrônico
ABRIL 2019
 
 
Conheça
#FFFFFF
    ARTIGO      
 
Imprimir Enviar Guardar
 
Esports (ou esporte eletrônico) é uma modalidade competitiva de jogos eletrônicos na forma de torneio em diferentes níveis de definição, sendo possível competir em games contra amigos ou desconhecidos, on-line ou presencialmente

A origem dessa modalidade remete aos anos 1970, mais precisamente 1972, na figura do pioneiro torneio do jogo Spacewar!, desenvolvido por Steve Russell. O torneio chamado de Olimpíadas Intergalácticas de Spacewar foi realizado no campus da Universidade de Stanford nos EUA e teve como principal premiação ao vencedor a assinatura anual da revista Rolling Stone.

A partir do desenvolvimento intenso da indústria do videogame nos anos 1980, diversos jogos foram criados com a característica de serem jogados de forma coletiva – com fins de utilização também em grandes competições. Em 1980, a Atari, uma das principais marcas de vídeogame, responsável por parte da popularização dos jogos eletrônicos, com o seu jogo Space Invaders, blockbuster de vendas no mundo, realiza o Space Invaders Championship, tido por muitos como a primeira grande competição de jogos eletrônicos em larga escala. O evento teve em torno de 10 mil participantes.

Ainda na década de 1980, foi criada uma organização com a missão de catalogar os recordes dos jogos eletrônicos com o intuito de incluir esses dados no Guiness World Records, a Tein Galaxies. Em 1988, o jogo Netrek ainda pouco conhecido seria responsável por abrir o caminho para o futuro dos jogos on-line. O jogo contava com 16 jogadores que batalhavam uns contra os outros no espaço, combinando elementos de estratégia em tempo real e tiros. À medida que houve uma melhora na conectividade com a internet no início dos anos 1990, milhares de pessoas começaram a jogá-lo e, em 1993, a revista Wired o classificou como o primeiro jogo de esportes on-line.

A fabricante de jogos e consoles Nintendo, na década de 1990, foi a responsável por ditar o ritmo do crescimento dos jogos on-line por meio dos seus campeonatos, conhecidos como Nintendo World Championship (NWC – Campeonato Mundial da Nintendo). O NWC foi realizado diversos estados nos Estados Unidos e no Canadá, com jogadores concorrentes em três faixas etárias. Mas foi no ano de 1997 que aconteceu aquele que seria considerado o torneio de eSports no formato como conhecemos hoje, o Red Annihilation, do jogo de tiro Quake. Com um total de 2 mil participantes batalhando em uma rede especial, os 16 melhores jogadores foram levados para competir na E3 – Electronic Entertnaiment Expo.

Mas foi no ano 2000, entretanto, que se iniciou a acelerada popularização do eSports, concomitante à evolução gráfica dos games, que passaram a ser cada vez mais tridimensionais e interativos.  Outro fator de impacto no crescimento da modalidade foi a expansão da banda larga, que permitiu o acesso a milhões de usuários de jogos em todo o mundo, de modo que as competições se tornassem universalizadas. Em 2010, foram registrados 160 torneios ao redor do mundo, uma evolução substancial em relação ao número de 2000, com apenas 10 torneios.

Um dos principais veículos de disseminação do eSports também surgiu na década de 2010. O Twitch, lançado em 2011, é uma plataforma de transmissões de jogos eletrônicos que se tornou campeã de visualizações de jogos. Em 2013, o site registrou 4,5 milhões de visualizações durante a competição do torneio de The International DOTA 2.

Os amantes do jogo assistem ao Mundial de Jogos Eletrônicos de Esportes (WESG) 2018-2019 Grand Finals em Chongqing, China, 17 de março de 2019. Foto: Zhong shengwen/Imaginechina/AFP PHOTO



MODALIDADES
As modalidades mais comuns dos jogos de esportes eletrônicos são os de RTS (Real-time Strategy – Estratégia em tempo real, em português), MOBA (Multiplayer Online Battle Arena), FPS (First-Person Shooter) e luta. Além desses jogos, há uma série de outros que também contam com grandes torneios de proporção mundial, tais como a série FIFA de futebol, ou a Madden de futebol americano.

RTS
A RTS é uma das modalidades mais interessantes do eSports, geralmente jogada pelos admiradores do PC, plataforma em que ele é melhor desempenhado. Nesta modalidade, cabe ao jogador liderar missões desde grandes civilizações históricas até máfia italiana, extraterrestres, terra média, buscando as melhores táticas de combate. Nesses jogos o principal objetivo é obter recursos e utilizá-los para criar e fortalecer bases e unidades, sempre com foco em derrotar o oponente.

Principais jogos:

Age of Empires

Série de jogos eletrônicos, lançado em 1997, para computador e consoles portáteis desenvolvida pela Ensemble Studios e publicada pela Microsoft. Sucesso comercial, a primeira versão foi lançada remasterizada com o nome de “2018, Age of Empires: Definitive Edition”, na loja da Microsoft. O principal objetivo do jogo é evoluir sua civilização a fim de conquistar outras durante a partida.

World of Warcraft

Conhecido pelos seus jogadores como WOW, foi criado pela empresa Blizzard Entertainment, no ano de 2004. É derivado da franquia Warcraft de videogames, livros e outras mídias. O universo do jogo se passa no planeta de Azeroth, palco principal do game. Nesse planeta, o jogador, por meio do seu personagem, busca evoluir de nível, eliminar monstros e concluir missões com parceiros.

Command & Conquer

Um dos primeiros jogos da modalidade RTS, esse jogo é uma franquia de jogos de estratégia em tempo real, desenvolvida pela Westwood Studios. É recheado de missões, com diversos objetivos, em que o personagem é um comandante militar com foco na destruição do inimigo.

Starcraft

É uma franquia de ficção científica e estratégia militar lançada em 1998. Foi criado por Chris Metzen e James Phinney, sendo propriedade da Blizzard Entertainment. A história do jogo se passa na batalha entre três espécies galácticas.



MOBA
Já no MOBA (Multiplayer Online Battle Arena – Arena de batalha multijogador on-line, em português), derivado da modalidade RTS, o personagem é controlado por um jogador em uma batalha de times que tem como principal objetivo derrotar a base inimiga. O MOBA mistura elementos de ação, RPG e estratégia. Os jogos duram em torno de 30 a 45 minutos e as regras das partidas se restringem a número máximo de jogadores e partidas curtas. A modalidade é conhecida também por ter os maiores torneios de eSports, assim como o maior valor de premiação pago aos competidores.

Principais jogos:

League of Legends

Popularmente conhecido como LOL, é um jogo on-line competitivo que mistura elementos de RTS e RPG. Nele, duas equipes se confrontam em um cenário visual de campo de batalha. Foi desenvolvido em 2009 pela empresa Riot Games e é um dos jogos com mais competidores no mundo.

Dota(Defense of the Ancients Allstars)

Também conhecido como DotA Allstars, ou simplesmente Dota, é um jogo que foi criado em 2003 por Ju ‘An Kim, um dos sócios da desenvolvedora Blizzard, a partir de uma adaptação do mapa do jogo Warcraft III: Reign of Chaos e sua expansão Warcraft III: The Frozen Throne. O jogo tem como ponto central a destruição da World Tree (Árvore da Vida) do oponente, se o jogador for do lado Scourge; ou deve destrutir o Froze Throne (Trono Congelado), se estiver do lado dos Sentinelas.


FPS (First-Person Shooter, Tiro em primeira pessoa, em português)
Modalidade caracterizada pelo combate com armas de jogo, com a visão a partir do protagonista, em primeira pessoa, com jogador e personagem unidos na mesma percepção de jogo. O personagem é controlado livremente pelo cenário com o intuito de eliminar seus adversários. Esse é um tipo polêmico, pois é criticado por muitos especialistas como nocivo às crianças.

Principais jogos:

Doom

Série de jogos de desenvolvida pela ID Software, a partir do ano de 1993. O personagem principal é um fuzileiro espacial que luta com um grupo de demônios e seres mortos-vivos. É uma das séries mais longevas dos games.

Counter Strike

Conhecido como CS, o jogo foi um dos principais responsáveis pela expansão das lan houses em todo o mundo nos anos 2000. Criado inicialmente como uma expansão do jogo Half Life, foi desenvolvido por Minh Le e Jess Cliffe e, posteriormente, comprado pela empresa Valve Corporation. O jogo se baseia na disputa entre duas equipes: dos terroristas versus os contraterroristas.


Battle Royale
Modalidade que teve popularização recente, o Battle Royale é identificado por ser um jogo com um grande grupo de pessoas confinadas num mesmo ambiente, com armas pelo cenário à disposição, onde somente um sairá sobrevivente.

Principais jogos:

Fortnite Battle Royale

Desenvolvido pela Epic Games, o game de ação foi lançado em 2017 e é considerado um sucesso comercial, sendo jogado por mais de 125 milhões de pessoas. Pode ser jogado por até 100 jogadores em um mapa, sendo o principal objetivo ser o último jogador ou grupo a sobreviver.

PUBG (PlayerUnknown’s Battlegrounds)

Desenvolvido pela PUBG Corp, na figura do líder Brendan "PlayerUnknown" Greene, o jogo foi lançado no ano de 2017. Ele se inicia a partir da queda dos jogadores de paraquedas em uma ilha, que buscam armas e equipamentos com a finalidade de matar os adversários para sobreviverem.


ESPORTS NO BRASIL
O Brasil tem cerca de 17 milhões de espectadores de eSports, segundos dados do instituto de pesquisa Newzoo de 2019. É considerado o terceiro maior público no mundo, atrás apenas dos EUA e China. Ainda segundo a pesquisa, 66.3 milhões de brasileiros jogam videogame, sendo que 11,4 milhões jogam competitivamente.

Em 2015, o evento da final do CBLOL – campeonato do jogo de MOBA League of Legends, levou 12 mil pessoas ao estádio Allianz Parque, em São Paulo, para assistir ao jogo. Foi a primeira final de um torneio de eSports em um estádio de futebol realizada no Brasil.

Por conta desses números exorbitantes, o eSports no Brasil conta com a ABCDE (Associação Brasileira de Clubes de eSports), que apoia os times a arrecadarem mais investimentos e investi-los da melhor forma, fomentando o desenvolvimento do empreendedor do eSports. Esse trabalho resultou na formação de diversos times de eSports provenientes de equipes do futebol brasileiro, como Santos e Flamengo.


PRINCIPAIS TORNEIOS
Centenas de torneios de eSports são realizados todo ano no Brasil e no mundo, nas mais diversas modalidades de games.

Em 2018, no Brasil, os principais foram: Pro League de Rainbow Six Siege; ESL One Belo Horizonte de CS:GO; Point Blank World Challenge 2018; Rift Rivals League of Legens e ESWC São Paulo de FIFA 18.

Em março de 2019 em São Paulo ocorreu o BLAST Pro Series São Paulo de Counter Strike, torneio internacional de renome, transmitido pelo canal de esporte SporTV.  Dentro do cenário nacional, o CBLOL (Campeonato Brasileiro de League of Legends) vem sendo organizado desde 2012 pela desenvolvedora do jogo Riot Games.

No cenário mundial, os principais torneios de eSports com premiação são: The International: Dota 2 Championship; League of Legends World Championship; Eleague Major de CS GO e Evolution Championship Series (torneio de jogos de lutas variados). 

O torneio League of Legends World Championship de 2018 registrou recorde de 99,6 milhões de espectadores nas transmissões oficias da Riot Games durante a final entre as equipes Invictus Gaming e Fnatic. O torneio foi realizado na Coreia do Sul e teve 23 mil espectadores que lotaram a arena local.


Para saber mais, leia também